top of page

Ibititrilha - Lima Duarte - MG

  • Camila Fones
  • 8 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Hoje o Desbravadores de Trilhas vai mostrar as belezas desse lugarzinho muito simpático chamado Conceição do Ibitipoca, um distrito pertencente ao município de Lima Duarte em Minas Gerais, localizado aproximadamente há 270 km do Rio de Janeiro. Ibitipoca ou Ibiti para os íntimos, tem como sua principal atração o Parque Estadual do Ibitipoca, que possui diversas trilhas, cachoeiras e grutas. O parque é dividido em três circuitos que são as três principais trilhas. São eles:

  • Circuito Janela do Céu

  • Circuito das Águas

  • Circuito Pico do Pião.

Este último como só fiquei lá apenas um fim de semana não deu pra fazer (uma bela desculpa pra poder voltar em Ibitipoca novamente rs).

Circuito Janela do Céu

O mais bonito e difícil dos circuitos. O trecho começa bem íngreme e os 3 primeiros quilômetros foram sofridos, até que avistamos o Cruzeiro, onde as coisas começaram a melhorar, depois dali os outros 5 foram mais tranquilos, o que nos prejudicou um pouco e até deu uma vontade de desistir (mas que logo passou) foi a instabilidade do tempo, não sei se é sempre assim, mas na época que fui em outubro, fazia todas as estações do ano em apenas um dia. No dia da Janela do Céu acordamos com o tempo nublado e armando chuva. Até achamos que não iria rolar a trilha mas, enquanto tomávamos o café da manhã o tempo já foi melhorando. Na subida abriu um nevoeiro, ventos super fortes, chuvisco e depois um sol de rachar, aconselho levar todo tipo de roupa porque fomos pouco protegidos e o vento forte e o frio realmente quase nos fez desistir. Passado o perrengue foque e continue! Rs Vale a pena! No caminho até a janela há algumas grutas que podem ser exploradas mas o grande atrativo é mesmo a cachoeira que tem sete quedas d'água e forma uma linda moldura. No caminho também há a Cachoeirinha mas por conta do tempo louco também não conseguimos conhecer. A volta é mais fácil por ser a maior parte descida e o que eu recomendo ALTAMENTE é um bom banho de cachoeira pós trilha, impressionante como revigora e no dia seguinte consegui acordar sem dores musculares, é realmente um tratamento digno dos jogadores de futebol que entram naquelas banheiras de gelo.

Duração: 6hs de caminhada

Nível de dificuldade: intermediária

Distância: 16km (ida e volta)

Dicas do que levar: casaco, gorro, boné, câmera, protetor solar, 1,5 l de água, câmera, frutas e biscoitos, tênis ou bota apropriados, capa de chuva, roupa de banho.

Circuito das Águas

Este é o circuito mais tranquilo, esta trilha é bem leve e sem muitas dificuldades além, de poder se refrescar em vários pontos devido às várias cachoeiras que possui em seu caminho. Há outras atrações como lagos, paredões rochosos e pontes. Aproveite este circuito para tirar belas fotos e se deliciar nas águas geladas das cachoeiras. Não deixe de conhecer o Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos, As Prainhas e o Lago Negro.

Nível de dificuldade: leve

Distância: 5km

Dicas do que levar: boné, câmera, protetor solar, água, câmera, frutas e biscoitos, roupa de banho.

Mapa do Parque:

コメント


POSTS RECENTES:
bottom of page