Primeira Travessia - Uricanal
- Camila Fones
- 3 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Dia fresco em Petrópolis, feriadinho, resolvemos fazer o que? ( ) Descansar ( ) Dormir até tarde ( ) Pegar uma praia ( ) Ler um livro ( x ) Nada disso!
Acordamos bem cedinho e fomos fazer a travessia do Uricanal, travessia ainda pouco conhecida em Petrópolis, criada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) há pouco tempo.
A travessia liga os bairros Caxambú e Bonfim. Para chegar basta seguir o mesmo caminho para a Trilha do Pinheirinho porém, na bifurcação pegar o caminho para a esquerda e seguir sempre as setas vermelhas, a trilha é muito bem sinalizada e não tem erro.
Durante o percurso vimos várias cachoeiras e riachos, a trilha é praticamente toda feita dentro de mata que por sinal é linda, em todo trajeto é possível escutar o som dos pássaros que habitam a região e ouvir o barulho das águas que nos acompanhou até quase o final do trajeto. Num dia bem quente se refrescar em um desses riachos é sem dúvidas pré-requisito para a trilha. Apesar de aconselharmos levar roupa de banho para um mergulho nos riachos, outra dica que damos é: ir ao menos com uma blusa de manga comprida, a trilha possui muitas navalhas de macaco que podem fazer pequenos arranhões e grudam nas roupas. Fora isso a trilha é tranquila, fresca devido á mata fechada e bem sinalizada. Passeio ideal e revigorante para curtir e terminar o feriado.
Obs: Para terminar a trilha, ao chegar no Bonfim, basta descer o caminho até a porteira de madeira, logo após estará na estrada e haverá um ponto de ônibus que o levará de volta ao centro da cidade.
Como Chegar:
Duração: 3 - 4hs de caminhada
Nível de dificuldade: leve superior
Dicas do que levar: água, protetor, câmera fotográfica, roupa de banho, camisa de manga comprida, boné.
Distância: 8 km aproximadamente
Comments